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  • Foto do escritorExpori Jr. FGV

Qual é a importância de identificar tendências antes de exportar?

Atualizado: 24 de dez. de 2022

Por: Vitória Lemos


Toda empresa chega a estaca onde a exportação se torna um caminho novo a se explorar, então é aí que surge a dúvida: Por que a análise de tendência é de extrema importância para o processo de exportação das empresas?


Mas antes, no que consiste uma análise de tendências?


A análise de tendências tem o intuito de identificar quais são os produtos ou serviços que possuem oportunidades de ascensão no mercado. A partir de dados estatísticos sobre o consumo, ela visa entender as mudanças no comportamento do consumidor em determinado setor, o que acaba sendo muito válido para o exportador que deseja exportar de forma assertiva.


A análise de tendências abrange desde aspectos como níveis de satisfação, intenção de compra e a demanda em si ao longo dos anos, até mudanças culturais e socioeconômicas que podem influenciar o comportamento do consumidor no longo prazo.


E porque a análise e identificação de tendências importa para o exportador?


A identificação de tendências pode auxiliar a detectar oportunidades no exterior a partir de análises da demanda em países estrangeiros, o que torna possível avaliar o quão interessante determinado produto é para o consumidor médio em diferentes países. Isto também pode facilitar a comparação entre possíveis focos de exportação.


E pensando no cenário atual, como as tendências mundiais foram influenciadas pela pandemia?


Com a pandemia do coronavírus, diversos aspectos de nossas vidas foram alterados, vimos novos comportamentos acelerarem algumas tendências ao mesmo tempo em que criava outras.


Com o mercado não foi diferente, as empresas tiveram de adaptar suas operações tentando prover experiências semelhantes aos clientes como forma de se manter em tempos críticos além de atender às suas demandas.


Nós da Expori Jr. realizamos recentemente um estudo de tendências, e foi possível observar os consumidores preocupados com questões ambientais, sociais e de saúde durante esse período, o que fez com que as empresas tivessem que se adaptar a essas novas tendências.


Detectamos também que existe uma inclinação para o crescimento de produtos clean beauty no setor farmacêutico e de cosméticos. De acordo com o Pinterest Predicts 2021, a demanda por produtos naturais cresce proporcionalmente à preocupação com o meio ambiente e tende a aumentar nos próximos anos, graças à popularização de pautas ecológicas, principalmente, entre os jovens.


Dentre os principais consumidores de clean beauty, o mercado europeu ganha destaque, devido à alta preocupação de seus genzers (integrantes da geração z, que começam a integrar o mercado de trabalho agora) com questões ambientais.


Devido à crise sanitária, o setor da saúde e o farmacêutico se destacam setores em ascensão nos próximos anos, além do setor de tecnologia, que nas últimas décadas já vem apresentando forte crescimento.


Outra questão relacionada à tecnologia foi a inevitável inserção de empresas no mundo digital para que pudessem seguir com suas atividades, provendo seus produtos e serviços aos consumidores. A pandemia acelerou o processo de intersecção da tecnologia com diversos setores que antes pareciam estar distantes da nossa realidade.


Um exemplo claro seria a introdução da tecnologia no setor de delivery de alimentos. Antes mesmo da pandemia já observamos a alta popularização de aplicativos de delivery, tais como IFood, Uber Eats e Rappi.


Contudo, devido ao distanciamento e isolamento social e aos restaurantes estarem majoritariamente fechados, vimos um aumento da demanda que levou à uma rápida evolução do setor, como tempo de entrega ou escopo dos tipos de produtos oferecidos, que hoje incluem até delivery de supermercado.


Esse mercado se concentra principalmente nos EUA, China e Reino Unido de acordo com o Business of Apps que encontra em outros países europeus um mercado em expansão. Pela rapidez e facilidade fornecida pelo mercado de delivery é esperado que esse serviço se expanda e se torne cada vez mais um hábito entre consumidores em todo o mundo.


A análise de tendências é ideal para exportadores que buscam aproveitar oportunidades em diferentes mercados. No entanto, é necessário ter uma visão analítica dos dados para identificar quais produtos e setores têm de fato chances de crescer no mercado nos próximos anos.


Caso tenha interesse na análise de tendências internacionais feita pela Expori Jr. FGV, entre em contato conosco.



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